Comunidade TOC

Comunidade TOC
Fóruns de discussão de assuntos profissionais dos Técnicos Oficiais de Contas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

" Uma ampla visão e um elevado nível"

Nos tempos idos do pós-PREC, participei numa conferência, onde se usou este termo como conclusão final. Como já tinha sido chamada à atenção por estar sempre a fazer comentários para o lado - "bocas" na gíria - e isso desconcentrava os oradores - sempre existiram "paulos futres" em todas as épocas e locais - reservei para o final a "minha conclusão final". Esperei a ida para a varanda de quem ia fumar um cigarrito ou simplesmente tomar ar e comentei: "Elevado nível: é indiscutível, pois estamos no 15º andar; "Ampla visão" a vista sobre o Oceano Atlântico é deslumbrante.
( Estavamos nas Torres da Pasteleira, no Porto)
Claro... levei nas orelhas...

Por isso é bom lembrar que às vezes participamos em movimentos de opinião que SEMPRE defenderam este princípio:
Atendendo a que as obrigações fscais são conhecidas após a aprovação do Orçamento de Estado, por isso com uma antecedência de cerca de 18 meses em relação ao envio das declarações, solicita-se a V. Excelência se digne ordenar aos correspondentes serviços que todos os modelos informáticos de comunicação de informação estejam disponíveis no início de cada ano civil, isto é, no dia 01 de Janeiro em relação às obrigações Fscais a cumprir no decurso do ano que se inicia.





Coisas de passarinhos... gaiolas...caravanas a passar... cães que ladram e não mordem...


Continuamos, contudo, a insistir que a ORDEM e os profissionais não devem actuar a jusante do problema, mas a montante, como OCC tenta fazer. Nunca nos deviamos colocar na condição do "pedinte rastejante", mas exigir que a dilação de prazos resulta da incapacidade da DGITA.
Sou-quem-sabes-maria-alice-beijos-e-abraços-do-teu-mais-que-tudo-olha-não-te-esqueças-de-adiantar-o-jantar-e-pagar-as-quotas-do-porto-e-da-ordem-senão-perdes-o-seguro.
P.S.: Sócras ou Passos?


Consultar 1

Consultar 2

Consultar 3


Consultar 4

domingo, 1 de maio de 2011

IRS: SEJA UM SUJEITO ACTIVO COMO...SUJEITO PASSIVO!

SABIA QUE:

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR O BURACO CRIADO PELO BPN E PELO BPP?

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR ÀS PARCERIAS PÚBLICAS-PRIVADAS?

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR AS MORDOMIAS QUE O ESTADO PAGA A MINISTROS, SECRETÁRIOS,SUB-SECRETÁRIOS, SUB-SECRETÁRIOS-ADJUNTOS, ÀS ESPOSAS DOS MINISTROS - AS QUE TÊM DIREITO A MOTORISTA PRIVATIVO - AOS DIRIGENTES MOMEADOS DOS 1001 LUGARES DE CARGOS INVENTADOS, ETC?

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR OS JUROS DA DÍVIDA?

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR SUBMARINOS, CASA DA MÚSICA, ESTÁDIOS DO EURO 2004, EXPO 98, CENTRO CULTURAL DE BELÉM, NOVO AEROPORTO, ALTA VELOCIDADE E EU-SEI-LÁ-QUE-MAIS?

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR SUBSÍDIOS A FUNDAÇÕES, CUJO OBJECTO SOCIAL É DEMASIADO LATO?

- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR ÀS EMPRESAS MUNICIPAIS, CUJO ÚNICO OBJECTIVO É TENTAR FUGIR AO CONTROLE DO TRIBUNAL DE CONTAS?


- 10% DA COLECTA DO SEU IRS, RELATIVO A 2010, SERVIRÁ PARA PAGAR 1001 DESPESA COMPLETAMENTE INÚTIL?

SABIA QUE PODE APENAS DECIDIR, POR SUA LIVRE E INTEIRA VONTADE DO DESTINO DE, APENAS E SÓ 0,5% DA COLECTA DO SEU IRS?

ENTÃO, SEJA UM SUJEITO ACTIVO, NA QUALIDADE DE SUJEITO PASSIVO DO IMPOSTO:
INDIQUE UMA ENTIDADE DESTA LISTA NA SUA DECLARAÇÃO DE IRS:


EU FAÇO-O NA APN E VOCÊ?


NOTA: 10% É APENAS UMA FICÇÃO, NÃO MUITO LONGE DA REALIDADE...